Do Latim, Intellectus: ler o que está dentro. Discernimento, tendo como cognata Intelligentia, de Intellegere, “entre” mais “escolher”, raiz etimológica da palavra ler.

Assim podemos definir intelectualidade como sendo a arte de ler os fatos e fenômenos além de sua aparência externa, buscando uma visão aprofundada, na qual o termo inicial é interno e, aos poucos, desvenda-se o conteúdo exterior. E é essa exatamente a proposta deste espaço, o Intelectualidade Online.

Para incrementar os trabalhos, faço deste um repositório eletrônico dos meus artigos e crônicas espalhados por vários periódicos do Brasil e do mundo, cujo acesso se dá, de imediato, na página inicial. Há discussões sempre ligadas às humanidades, sendo algumas técnicas, de natureza jurídica e outras com intuito reflexivo, no formato de crônicas, sempre buscando analisar de forma densa e intelectual os fenômenos e acontecimentos mais relevantes sob minha ótica.

Esse, portanto, é o meu espaço de exposição editorial direta, sem os limites ou linhas temáticas de cada um dos veículos que escrevo. Juntamente dos textos advindos de outros espaços, também proponho, juntamente com eventuais convidados, o debate sobre temas importantes, contemporâneos ou não, mas que tenham reflexo na vida das pessoas.

Sejam bem-vindos!